Sobre lagartas e bicicletas

Inverno é a época em que as lagartas chegam aqui em casa. Todo ano é assim: elas chegam de mansinho, levam alguns dias para subir a parede, depois ficam outros tantos dias de sacodindo para achar a posição ideal até que elas, simplesmente, param. Ficam ali, mais alguns dias paradas no mesmo lugar até começarem a virar uma casca grossa que parece grudar na parede. E lá se vão mais e mais dias de espera.

Adoro observar o casulo das lagartas. Elas estão ali, escondidinhas, esperando o momento certo para trazer ao mundo mais uma alegre e colorida borboleta. Confesso que me sinto abençoada por viver em uma casa que serve de refúgio para as lagartas – ou as futuras borboletas.

Um belo dia a gente abre a porta e o casulo está quebrado. A borboleta nasceu e seguiu o seu rumo. Nunca tive a sorte de ver uma borboleta sair do casulo, mas já me contento demais ao ver os casulos rompidos. O mundo ficou um pouquinho mais colorido.

Ciclistas são como as lagartas. Chegam de mansinho, sem fazer barulho e vão ajeitando o seu espaço. Assim como as lagartas, muita gente ao olhar os ciclistas os enxergam como pragas, algo um tanto quanto anormal na cidade. Mas os mesmos que acham que ciclistas – e lagartas – são pragas talvez não parem para pensar que eles chegam para ser borboletas e deixar as cidades com mais vida e cor.

Para mim, os ciclistas de São Paulo são como as lagartas da minha casa. A cada ano aumenta o número de ciclistas na cidade, assim como o de lagartas na minha varanda. Talvez porque esteja ficando claro ( para os ciclistas e as lagartas) que São Paulo e a minha casa podem ser lugares agradáveis para eles. Se hoje os movimentos pró-bicicleta ainda caminham a passos de lagarta, já estou vendo a hora em que eles vão romper os casulos e virar belas borboletas. Quando isso acontecer, os ciclistas poderão voar, voar bem rápido e deixar a cidade mais bonita, mais colorida e cheia de vida.

Não vejo a hora disso tudo acontecer.

Anúncios

2 Responses to Sobre lagartas e bicicletas

  1. Alysson Souza disse:

    Nossa, adorei o seu blog!
    Parabéns, continue assim!
    Visite http://taimelaine.wordpress.com/ e siga!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: