Abordagem finíssima

Até hoje muita gente vem conversar comigo sobre o dia em que eu fiquei furiosa no trânsito de São Paulo. Já recebi muitos “Parabéns” e teve até quem disse que se inspirou no meu ato. Não sei se isso é um elogio! Mas, estes dias tenho adotado uma abordagem para repreender os motoristas pra lá de fina e tem dado muito certo!

Um exemplo: Ontem um carro passou por mim na Rua dos Pinheiros buzinando e me xingando ensandecidamente. Muito educada, pedalei tranquilamente até o motorista, obviamente, parado no primeiro semáforo. Cheguei toda meiga e perguntei:

“Algum problema com a ciclista?!”

“Problema nenhum, mas você não pode circular nas vias dos carros” (!)

“Aí que você se engana, É LEI, a bicicletas podem e devem compartilhar a via com os veículos”

(ele surpreso) “Eu dirijo há mais de 10 anos e nunca ouvi falar dessa lei”

(eu ainda calma, calma) “Poxa, e você teve que estudar o Código de Trânsito antes de dirigir, né?!”

(ele ficou sem graça)

(eu ainda bemmm calma) “Olha só, vou te dar um presente” – saquei um adesivo incrível que a prefeitura de São Paulo fez escrito “Ciclista na via – é lei – dê a preferência”.

Entreguei, o cara agradeceu, me pediu desculpas e disse que realmente não sabia dessa lei. Eu desejei bom dia e falei “agora vê se para de buzinar pra ciclista, pois assusta!”.

Nunca me senti tão fina na minha vida! E aliviada. Pois não precisei de nenhum recurso agressivo para intimidar ou ensinar esse motorista mal orientado. Pois no fundo no fundo eles são ignorantes mesmos e cabe a nós, ciclistas, mais do que fazer uma cidade melhor, educar um pouquinho essa galera estressada no trânsito.

4 Responses to Abordagem finíssima

  1. Melissa disse:

    Evelyn, boa tarde!
    Muito interessante o seu post sobre abordagem no entanto, o que nos leva a escrever é outra coisa.
    Em agosto de 2010 vimos uma matéria sua no caderno de viagem do Estadão, já pedalavamos, é bem verdade que nos finais de semana já que a nossa rotina de trabalho em SP não ajuda nada, mas depois disso nosso sonho passou a ser o seu, ou melhor a aventura de vcs…
    Graças ao incentivo da sua matéria, estamos de malas prontas, embarcamos amanhã para Berlim…
    Mais três mobilizados pelo prazer de pedalar!!!
    Se quizer nos conhecer o blog de nossas aventuras é http://www.expedicaotabapua.blogspot.com/
    Obrigada e um abraço,
    Melissa, Rogério e Victor

  2. Olá Evelyn,

    ótima iniciativa!! me deu uma ótima dica de como distribuir os adesivos que tenho :-)

    Já ouvi o William Cruz e outras pessoas falarem algumas vezes e concordo que precisamos ser gentis no transito para não gerar um clima de guerra entra ciclistas x motoristas.

    Hoje quando algum motorista buzina para mim eu retribuo com um gesto de “tchau”, como se ele estivesse me cumprimentando :-P

    Abraço,
    Anderson

  3. Cleide disse:

    Sábia abordagem!

    “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (PV15:1)

  4. pedalante disse:

    ótima aula de cidadania e compartilhar saberes, Ou “A ignorância não é um argumento.” (Vladimir Lênin)

Deixe um comentário

