Adestramento de motoristas

Desde fevereiro temos um cachorro figuraça em nossa casa. Como ele é grandinho e o nosso quintal é pequeno, adotamos o hábito de passear com ele todas as manhãs. Assim, ele gasta mais energia e não fica aprontando várias dentro de casa!

Nessas andanças diárias com o Nick, aproveitamos para adestrá-lo. Ensiná-lo coisas básicas como sentar, andar ao nosso lado, não ficar afobado, não brigar com os outros cachorros… O João ainda aprendeu vário truques com “O Encantador de Cães” e vira e mexe aplicamos eles no Nick! Um deles é tentar não repreender o cachorro falando o nome dele, pois assim ele entende que o nome dele está associado ao comportamento ruim. O certo é fazer alguns barulhinhos que ele entenda que estamos dando um bronca nele. São coisas do tipo, “eeeiii”, “chiiiiuuuu”, “ooowwww”… e tem funcionado.

Mas, não é que dia desses me vi fazendo os mesmos sons que faço para repreender o nosso cachorro para chamar a atenção dos motoristas?! E o pior… funciona! É muito engraçado. Se eu vejo um carro passando muito próximo de mim, invadindo a faixa de pedestres, tentando avançar no vermelho, saindo com tudo da garagem… basta fazer um “””eeeeiiii”, “ooowwwww”, “chiiiiiii”… e eles param na hora de fazer a lambança!

Fiquei impressionada! As primeiras vezes fiz os sons naturalmente, já acostumada a repreender um animal dessa forma (e porque não dizer que motoristas inconsequentes não são animais, né?!), e quando vi que funcionou, me acostumei! Recentemente a minha buzina quebrou e ainda nem senti falta dela. Os barulhinhos adestradores e, em alguns casos, gritos estridentes para os mais desatentos, tem funcionado muito bem! Isto me faz imaginar que, assim como os cachorros, muitos motoristas da cidade de São Paulo precisam passar por um verdadeiro processo de adestramento. Já que as auto escolas não têm feito isso, que façamos nós mesmos então!

Anúncios

6 Responses to Adestramento de motoristas

  1. Juliana disse:

    hahahahahaha… aqui em casa tb temos cães, 2, grandes! Então desde pequenos foram educados a lá Cesar Milan… e não adianta, vira constume! Até os sobrinhos já ouviram um “ei”! hahahaha…

  2. Lou disse:

    Estou lendo o “Fé em Deus e pé na tábua”, do Roberto DaMatta. Não vou conseguir resumir a tese sócio-antropológica dele, mas no frigir dos ovos, o motorista é um anônimo (quem o identifica é o seu carro), invisível (escondido na lata móvel e/ou por insulfim), que não vê os outros agentes de trânsito como iguais (pessoas), mas superiores (carro importado, ônibus) ou inferiores (pedestres, ciclistas e carros velhos são meros obstáculos). Viajando na onda dele, quando você chama atenção do motorista (que se acha superior a você, ciclista) através de sons usados para adestrar seu melhor amigo, ele se sente inferior.
    Segundo DaMatta, o que falta ao motorista é a consciência de que as regras de trânsito servem para todos, e que no espaço público, somos todos iguais.

  3. Willian Cruz disse:

    O meu “ooooOOOOO!”, como se fosse para um cavalo, aumentando gradualmente o som até o motorista reagir, surte bastante efeito. :)

  4. labao55 disse:

    Eu uso um “Olha Euuuuuuuu” com bons resultados também…

  5. Uhauahuahuahuahuah Evelyn, morri de rir!!! Que fofura o Nick. Passear com os nossos animais de estimação é a melhor opção para tornar a vida deles melhor. Nada como o contato com o mundo. Mas como a vida nos pega de surpresa, né? Quem diria que os seus truques adestradores iriam surtir efeito no trânsito? Isso é, sem dúvida, um achado. E que saaaaaaaaarro, mas já que funciona, sinal de que motoristas muitas vezes precisam ser adestrados. Parabéns pela iniciativa…ehehehehe…
    ahhh, olha só, encontrei com o JP no sábado passado, apresentei-me, perguntei de você e falei sobre marcarmos algo para que a gente se conheça pessoalmente. Seria ótimo. Agora que estou mais liberada. Vamos ver se na próxima semana rola? Beijão guria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: