Escolhas

Fim de tarde na Praça do Pôr do Sol - senti saudades dessa vista

No dia 11 de dezembro, quando levantei vôo rumo a minha primeira viagem, escrevi aqui no blog que estava de saco cheio de São Paulo. Já era hora de dar férias para a Paulicéia Desvairada! Também escrevi que desejava que quando eu voltasse alguma coisa tivesse melhorado por aqui.

Pois é, voltei, depois de quatro meses conhecendo lugares incríveis e inusitados do Brasil. Nesse meio tempo voltei duas vezes para São Paulo, mas foram passagens rápidas e com direito a feriadões. Agora, voltei de vez e, sim, algumas coisas mudaram. A ciclofaixa de domingo, por exemplo, agora está maior e passa aqui do lado de casa, chegando até o Parque Villa Lobos. A passagem de ônibus está uma fortuna e eu já consegui, em um dia, gastar R$15 com transporte público! Ainda bem que 95% das vezes eu faço os meus deslocamentos de bicicleta!

Ainda assim, confesso que durante as viagens senti saudades de São Paulo. Em vários lugares conheci pessoas que listaram defeitos e mais defeitos da nossa louca metrópole. Foi para a minha própria surpresa que me vi defendendo a cidade. Só para mostrar que aqui tem coisas boas também. De defesas em defesas, as saudades bateram e a vontade de voltar e curtir a cidade também.

Em uma noite em Cuiabá, um pouco antes de voltar, estava meio à toa e decidi ir ao cinema e assistir o primeiro filme que fosse passar. Era o filme da Bruna Surfistinha. Comprei ingresso e pipoca e assisti. No final tem uma cena na Praça do Pôr do Sol. Ai que saudades! Tanto é que logo que cheguei adivinhem aonde eu fui?! Na Praça do Pôr do Sol, claro!

Estes fatos me fizeram refletir muito sobre São Paulo. Afinal, a cidade tem uma vida cultural super intensa, tem opções de bares, baladas e restaurantes para todos os gostos e bolsos, tem shows incríveis acontecendo de graça (ou quase de graça) – o Catraca Livre está aí para comprovar. Tem a pizza mais gostosa do mundo e o café expresso está quase lá. Tem parques de todos os tamanhos e com (e para) todos os públicos… enfim, São Paulo tem de tudo e eu não conheço quase nada.

Pior que tem gente que viveu aqui a vida inteira e conhece menos do que eu. Também, quando se opta em passar boa parte do seu dia parado, estressado e cansado em longos e desumanos congestionamentos, deixa-se de viver muito da cidade.

Eu fiz a escolha inversa. Não tenho carro, moro em uma casa, tenho horta, não tenho faxineira, e olha que incrível, até que eu tenho tempo. E agora, depois que senti saudades de São Paulo, resolvi aproveitar o tempo que eu não perco parada no trânsito, conhecendo a minha cidade. Vou ser turista por aqui mesmo.

Já listei uma série de lugares que não conheço e gostaria de conhecer. Outros que já conheci, mas foram tão bons que queria ir de novo. Aos pouquinhos vou conhecendo melhor essa gigante e quem sabe gostando ainda mais de estar por aqui.Afinal, quem faz a cidade somos nós. Quem faz a nossa vida somos nós mesmos. Tudo depende de escolhas.

3 Responses to Escolhas

  1. Diego disse:

    Legal o Post! Hoje assisti uma entrevista com o JP e mais um carinha na net, e ví meio que de relance a Germana por lá. Que houve com a Kiabin, ela vai ficar enciumada hein. Em relação ao post, nem gosto muito de São Paulo também, mas concordo que a vida cultural ai é bem melhor. Que vcs tenham bons dias ae em Sampa.

    Abraço

    • Oi Diego,
      A Kiabin ficou em casa=) O JP achou que caso tivesse que mostrar a bike, a Germana teria mais exemplos de acessórios legais de se ter na bike para pedalar na cidade, como os paralamas, protetor de corrente… essas coisas!

      Já escolheu o nome da sua bike?!!!

      Abraços,
      Evelyn

  2. Jéssica disse:

    Evelyn,
    eu tenho isso como meta de vida… faço questão de ser turista onde moro.
    Conheço Belém na palma da mão, mesmo sem ter nascido lá. E já me considero mais paulistana que muita gente por aqui.
    Só dá pra falar – bem ou mal – da cidade em que vive se você, de fato, conhecê-la e compartilhá-la.
    Me convida pros passeios do final de semana que adorarei te acompanhar.
    Bjs e seja bem vinda!

Deixe um comentário

