Cenas acreanas

Uma das melhores coisas que fiz nessas andanças foi trazer a bicicleta comigo. Além da liberdade que ela me proporciona, consigo descobrir os lugares de um jeito especial. No Acre, por exemplo, pude ver como as cidades estão preparadas para que as pessoas usem a bicicleta como meio de transporte. Apesar delas não serem predominantes na capital, no interior ela é o meio de transporte da maioria, homens, mulheres, crianças, idosos e até deficientes físicos eu já vi usando uns triciclos aro 26 que eles giravam com a mão.

Deixo aqui alguns registros destes momentos:

Em cada cantinho que você entra em Rio Branco há uma bicicleta encostada. Aqui, dentro do Novo Mercado Velho da capital acreana.

Na Gameleira, onde a cidade de Rio Branco nasceu, bem ao lado do monumento do centenário da Revolução Acreana, há uma placa colorida indicando rotas de cicloturismo pela APA do Amapá. O trajeto mais longo tem 45 km e passa por parques e lagos da cidade antes de chegar na reserva. Setinhas pela cidade indicam o caminho a ser percorrido.

A ciclovia do Parque da Maternidade cruza vários bairros e passa paralela às principais avenidas. É muito gostoso e tranquilo pedalar por ela. No caminho está a Casa dos Povos da Floresta, a Biblioteca da Floresta e a Casa do Artesão. Há também bares, lanchonetes e restaurantes beirando o parque e a ciclovia. Ou seja, se bater uma fome, lugar para parar é o que não falta!

 

Não é permitido pedalar na Passarela Joaquim Macedo, que liga o primeiro e o segundo distrito de Rio Branco. Mas, a plaquinha indica que é permitido empurrar! Ufa!

 

Em Xapuri, vi dois deficientes físico "pedalando" com as mãos em uma espécie de triciclo aro 26.

Na BR 364 o acostamento virou faixa preferencial de pedestres e ciclistas. E as placas espalhadas ao longo da rodovia não deixam dúvidas!

Anúncios

One Response to Cenas acreanas

  1. Juliana disse:

    Oi Evelyn
    que legal saber disso.
    Nunca imaginei e já sei um lugar que desejo conhecer.
    abraço e boa viagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: