Em Rio Branco

O vôo para Rio Branco foi rápido e tranquilo. Cheguei no aeroporto e já liguei para o Marco, rapaz que conheci no Couch Surfing e que está me hospedando, para saber se dava para eu ir de bike até a casa dele. Ele disse que era longe e complicado e que o melhor era eu pegar dois ônibus. Os táxis são caríssimos e cobravam de R$50 a R$60 para me levar até a casa dele.

Por fim, na hora que eu estava indo para o ponto de ônibus com toda a minha tralha, um senhor perguntou porque eu não ia de táxi. Falei que era muito caro. Ele perguntou para onde eu estava indo. Mostrei o endereço. Ele me perguntou, “por R$30 você quer que eu te leve?! Aí já paga minha gasolina!” Aceitei, pois as coisas estavam pesadas mesmo. Por fim, era perto pra caramba, não chegava nem a 10 km e tudo reta e metade do caminho com ciclovia!!!! A noção de perto e longe dos acreanos é diferente!

Aí quando chegamos eu só tinha uma nota de 50 ou duas de 10 para pagar. Ele acabou aceitando os 20!!!

O Marco estava a caminho para me encontrar. Ele mora bem perto da Universidade Federal. Ele é italiano, fotógrafo e estudante de nutrição e ganhou uma bolsa da União Européia para estudar 4 meses no Brasil. Dia 25 ele vai embora! A casa dele é pequena. Eu durmo em um espaço que é sala, cozinha e quarto de hóspedes.

Deixei minhas coisas lá e fomos para a Universidade almoçar. O bandejão custa R$1,50 para os estudantes e eles não pedem carteirinha. Ou seja, almoço fácil pagando R$1,50!!!!
Durante o almoço conheci alguns amigos do Marco que me deram boas dicas. Mas todos falavam “ir de bike até o centro é muito longe”. Todos me sugeriram ir com a bike no ônibus e pedalar pelo centro! Depois me levaram para a biblioteca, mostraram o mapa de Rio Branco (eles têm uma dificuldade incrível para ver mapas, pior que eu!!!!), e sugeriram alguns lugares para visitar.

Com isso, saí da universidade às 15h e eu sabia que o centro de informações turísticas, no centro da cidade, fechava às 16h e era o único lugar onde eu conseguiria um mapa da cidade. Como a bike estava na casa do Marco, ele sugeriu que eu fosse de ônibus para conhecer o caminho e no dia seguinte ver se dava para fazer de bike ou não.

Pois é, fui de ônibus e o caminho era hiper fácil. 70% do trajeto com ciclovia e ciclofaixas. Até na BR eu pedala em uma faixa preferencial para ciclistas!!!! As ciclovias são muito legais e inteligentes. A maior parte está concentrada no chamado Parque da Maternidade, uma espécie de parque linear que cruza a cidade e possui ciclovias em todo o seu trajeto. O parque não tem muros e é interligado com os bairros, então é muito simples pedalar por ele e sair dele para seguir caminho por outro lugar.

O centro da cidade é muito legal e bem conservado, muitas praças e parques fazem o cenário ser bem agradável. A cidade é bem bonita e arborizada. Os museus espalhados por Rio Branco contam a história de um Acre batalhador, que viveu de guerras para se consolidar estado brasileiro e para preservar as florestas de seringuais. Todos aqui se orgulham do título de “povos da floresta” e a relação das pessoas com a mata e com a história acreana é bem bonita.

5 Responses to Em Rio Branco

  1. Lou disse:

    Ufa! Comecei a ficar preocupada com a falta de notícias tuas pelo blog, já que a última notícia tua que eu tinha era uma mensagem de celular dizendo que você finalmente sabia o que é uma chuva amazônica.

    Sim, os acreanos são bastante enfáticos na afirmação da própria identidade; bem ao contrário dos rondonienses, cuja identidade é misturada.

  2. Valdson disse:

    É muito interessante como podem variar os conceitos de longe e perto, fácil e difícil e como em uma cidade plana, onde tudo é perto e com ciclovias as pessoas ainda sintam tanta necessidade do transporte motorizado. Qual será a razão para isso? Cultura? Comodismo? Mídia? Consumismo? Status?

  3. Força no pedal Evelyna!!!
    Tá tirando fotos dessas ciclovias e ciclofaixa do AC? Chinelada na paulistada! hehehe

    Muito bom os relatos. Agora, ser mais perdido que você para ler um mapa hein?? Sinistro!!!

    Bjs,

Deixe um comentário

